Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fauvismo

A dança de Henri Matisse
Foi o primeiro e mais breve movimento de vanguarda da arte moderna do século XX. O fauvismo teve seu apogeu entre 1905 e 1907, apesar de ter começado em 1901.
O nome surgiu devido à um pequeno grupo de companheiros de estudo que desenvolveram um estilo de pintura que lhes valeu o apelido "Les Fauves" (As Feras). Henri Matisse, André Derain e Maurice Vlaminck faziam parte desse grupo.
Luxe calme et volupté de Henri Matisse
A evidente liberdade de expressão, através do uso de cores puras e do exagero do desenho e da perspectiva, aturdiu e deixou perplexos aqueles que viviam essas obras pela primeira vez. Eles foram, por alguns anos, o mais experimental grupo de pintores trabalhando em Paris. Entretanto, de todos os movimentos artísticos do século XX, esse foi também o mais transitório e possivelmente o menos definível.
Van Dongen, membro desse grupo vagamente definido, negou a existência de "qualquer espécie de doutrina" disse ele " porque os impressionistas sustentaram certos princípios. Para nós, não havia nada disso, pensávamos apenas que as cores dos impressionistas eram um tanto monótonas."
© San Diego Museum of Art / © ADAGP, Paris, 2007; used with permission
Vilage on the river de Maurice Vlaminck
Pode não ter havido uma doutrina comum, mas sabemos por suas cartas, anotações e, é claro, pelas próprias obras, que Matisse, Derain e Vlaminck alimentavam nessa época crenças e ideias firmes sobre pintura altamente individuais e pessoais, e só compartilhadas durante breves períodos. O que é certamente indiscutível é a ausência de direção experimentada por colegas que expuseram com Matisse e os outros, e cujas obras eram encaradas como parte do fauvismo.
Em muitos casos, a excitação momentânea que manteve esses pintores animadamente na crista da onda e lhes permitiu o máximo de liberdade abandonando-os logo que seus trabalhos se desenvolveram e amadureceram.
Matisse era claramente o principal pintor, senão o líder do grupo; foi reconhecido como tal pela inegável superioridade de sua obra e por ser o mais velho, mas não fez qualquer tentativa de criar um movimento. De modo quase impensado inaugurou novas 
Banhistas de André Derain
possibilidades visuais que, na tentativa de segui-las nas duas principais exposições de arte moderna realizadas anualmente em Paris, o Salão dos Independentes e o Salão de Outono, e, por conseguinte, seus contemporâneos consideram sua obra como parte de um movimento. Apollinaire, por exemplo, refere-se a eles como tal ao descrever o fauvismo como "espécie de introdução ao cubismo".



Livros
- Conceitos da arte moderna - edição revista
- Arte moderna de Giulio Carlo Argan
- Uma nova história da arte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário