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terça-feira, 2 de julho de 2013

Pós- Impressionismo

As banhistas de Pal Cézanne

Esse termo se refere à obra de vários artistas pioneiros que se seguiram ao surgimento do impressionismo e foi criado pelo pintor e crítico de arte inglês Roger Fry (1866-1934), em 1910 ele organizou uma exposição de arte moderna francesa em Londres intitulada "Manet e os pós-impressionistas" a mostra foi organizada das pressas e gerou críticas em geral desfavoráveis, mas chamou atenção porque apresentou o público inglês à arte europeia contemporânea, a maioria das obras eram de Cézanne, Gauguin e Van Gogh. Esses artistas não formavam um grupo unido ou um movimento, nem compartilhavam de um objetivo ou estilo comum.
Na prática, o termo "pós-impressionismo" é usado principalmente para descrever as obras de quatro artistas: Paul Cézanne (1839-1906), Georges-Pierre Seurat (1859-1891), Vincent Van Goh (1843-1903). Todos eles reagiram individualmente ao impressionismo.
Tarde de domingo na ilha da Grande Jatte de Georges-Pierre Seurat
O impressionismo revolucionou a arte francesa. Ele mostra novas maneiras de  retratar o mundo físico na tela, mas muitos artistas sentiam que havia chegado o um beco sem saída. Já não parecia suficiente pintar sombras e reflexos. Os artistas pós-impressionistas usavam cores vivas, camadas grossas de tinta, temas cotidianos e pinceladas expressivas que enfatizavam as formas geométricas. Surgiu também a técnica de divisionismo como Seraut chamava sua teoria de separação das cores, conhecida por pontilhismo.
Gauguin teve um encontro infeliz com Van Gogh em Arles, sul da França, onde Van Gogh vivia deprimido e na pobreza e onde criou muitas de suas mais admiradas obras. Os dois haviam se conhecido em Paris, onde se sentiram reprimidos diante das limitações do estilo impressionista. Um briga ente os dois artistas em Arles provocou um colapso em Van Gogh, durante o qual ele mutilou sua orelha esquerda.
Autorretrato de Vincent Van Gogh
Apesar do estado mental conturbado, Van Gogh conseguiu combinar formas decorativas e simples que descobriu nas gravuras japonesas e no simbolismo para criar um efeito marcante. A intensidade de Van Gogh é evidente em seu Autorretrato, aliás ao longo de 10 anos ele produziu 43 autorretratos. Em uma carta para sua irmã, ele escreveu que estava buscando "uma semelhança mais profunda do qual a obtida por um fotógrafo".















Fontes
-Arte Moderna de Giulio Carlo Argan
-Van Gogh de Ingo F. Walther

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