Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Purismo

Andrée Ozenfant
O purismo veio depois do cubismo e foi lançado com um livro em 1918, Aprés le cubisme. Seus autores, Amédée Oxenfant e Charles Edouard Jeannert, declararam que o cubismo tinha acabado por não reconhecer seu próprio significado ou o significado da época do pós-guerra: era a "arte conturbada de um período conturbado". O purismo pretendia levar o cubismo às suas devidas conclusões, as de uma época de ordem cooperativa e construtiva. 
Botella cazza topa -Ozenfant
Alguns conceitos defendidos largamente pelo movimento purista foram a beleza da funcionalidade eficiente, a razão na arte, a importância da precisão e o destaque do essencial e coletivo. A arte purista retoma muitos temas do cotidiano, e os artistas pertencentes ao movimento negavam que houvesse uma abstração geométrica. Apenas defendiam a construção de "objetos types", que significa "objetivo padrão", inspirados na natureza e na produção humana, como as máquinas.
Foi um movimento muito ambicioso, que teve uma vida breve (sete anos) e foi somente através da arquitetura de Le Corbusier  que alcançou sua grande reputação internacional. Durante seu tempo de vida, trabalhos puristas foram expostos até em Praga, mas o grande impacto do pós-guerra na pintura e na escultura proveio de De Stijl  ( grupo formado através da publicação da revista De Sttijl na Holanda em 1917) do construtivismo e do surrealismo.
Clareza e objetividade eram centrais para o tema purista, a arte caminhava "vers le cristal"(na direção do cristal). Entretanto Ozenfont e Jeanneret deram às suas declarações a insistência repetitiva de profetas oferecendo a revelação: Aprés Le Cubisme foi uma declaração de fé apaixonada, e a opinião editorial da revista do movimento L' Esprit Nouveau (1920-25), era apresentada com a força de um manifesto.
Le Corbusier - Charles Edouard Jeannert
O seu empreendimento final, La pinture moderne, aguçou essa força. O que Cocteau qualificou de "O chamado à ordem" foi realizado por Ozenfont e Jeannert com fervor, um sentimento de determinação revolucionária e uma total apreciação da tática de guerrilha cultural. 
Entretanto, o dinamismo das publicações puristas esfria quando se cotejam as ideias que elas apresentam com a exatidão calma das obras puristas.O movimento parece calculado para gerar oposição. Aí figuram muitos daqueles ideais da estética moderna não apreciados pela opinião pública: a beleza da eficiência funcional, a importância do intelecto, a nenhuma importância dos indivíduos, o valor da precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário