Evidente que havia diferenças entre a abordagem da composição musical do compositor Machaut no século XIV e ao italiano Giovanni Palestrina no século XVI que criou o mais importante sistema de escrita polifônica que antecedeu a Bach. Durante a Renascença, a música inglesa atingiu o apogeu, surgiram grandes compositores madrigalistas ingleses que musicavam a poesia da época.
Três jovens musicistas tocando |
O cantochão, foi de longe o tipo mais comum de música sacra durante esse período, sendo entoado em todas as igrejas, mosteiros, catedrais e capelas.
Era uma música monofônica, com apenas uma linha melódica e podia ser contada por uma ou várias vozes.
Os músicos da Igreja tinham de decorar centenas de cantos, como parte de seu treinamento musical, mesmo depois de Guido d'Arezzo ter criado a pauta musical no século XI.
Criada ao longo desse período, a música secular monofônica só foi julgada digna de ser preservada em complicações escritas a partir do século XII. Os compositores seculares mais famosos eram trovadores, trobairitz (trovadoras mulheres) e bardos da França medieval, cuja música e poesia em geral expressavam os ideais do amor cortês.
Pouco se sabe sobre como sua música era interpretada, mas é possível que suas canções fossem acompanhadas por uma viela, um precursor do violino com cinco cordas, uma das quais produzia um bordão regular como uma viela de roda ou uma gaita de foles, Portanto a viela pode ter fornecido para o cantor solista tanto um belo bordão contínuo como acompanhamentos mais complexos.
Livro
Guia Ilustrado ZAHAR - Música Clássica
Cds
-Palestrina - La quinta essentia
-Bartolomeu Carceres - Villancicos e ensalados
-Sumer is Icumen in Chants Médiévaux anglair
-Dall' Aquila Da Crema
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