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quarta-feira, 26 de junho de 2013

Impressionismo

Impressão sol nascente de Claude Monet
O termo "impressionismo" foi criado como um insulto. Apoderando-se do título de uma marinha de Claude Monet (1820-1926) impressão, sol nascente, o crítico Louis Leroy (1812-1885) escreveu: "Impressão...qualquer papel de parede é mais bem acabado que esta marinha" o artigo intitulava-se "A exposição dos impressionistas" e o nome pegou.
Os impressionistas usavam cores intensas, ousadas e pinceladas soltas. Buscavam retratar em suas obras os efeitos da lulz do sol sobre a natureza, por isso quase sempre pintavam ao ar livre.

Telhados vermelhos de Camille Pissarro
Uma das fontes de inspiração para os impressionistas foram as gravuras japonesas, surgidas na década de 1850. Elas mostravam cenas da vida cotidiana em cores vivas e ousadas, traçados simples e composições dinâmicas, muitas vezes descentralizadas.
O impressionismo surgiu da junção de um grupo de artistas com ideias afins que se encontravam nos cursos de arte e cafés de Paris na década de 1860.
Nomes como Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley, Friédéric Bazielle, assim como Monet, fizeram parte desse grupo. Dizia-se na época que eles pertenciam à "Escola de Batignolles".
Essa turma costumava se encontrar sempre. Faziam excursões, frequentavam restaurantes, cafés e parques.
Apesar dos interesses comuns, nem todos os pintores impressionistas aderiram coerentemente aos princípios da escola.
No camarote de Mary Stevedon Cassat
Cada artista tinha uma temática distinta: Monet, considerado impressionista por excelência, usava uma temática moderna e tinha compromisso com a captura da impressão visual criada pelos efeitos de luz. Sisley usava uma temática mais circunscrita , composta fundamentalmente de paisagens. Degas se dedicava à desenhar e pintar interiores, desenvolvendo suas obras no estúdio.
Pissaro mostra cenas rurais em boa parte das suas obras, ele usa a modernidade através da composição, luz e cor.
As mulheres impressionistas, ao contrário dos homens, não podiam se sentar nas ruas,  parques ou café para pintar. Por essa razão artistas como Morisot e a americana Mary Stevedon, retratam sobretudo mulheres em ambientes domésticos e em lugares públicos respeitáveis, como o teatro.
O pensador de Auguste Rodin



Embora o impressionismo fosse essencialmente uma nova forma de pintar, também foram criadas esculturas.
O círculo impressionista original se rompeu no fim da década de 1980, mas sua influência foi imensa e duradoura. Artistas do mundo inteiro pintavam cenas da vida moderna com pinceladas ousada, isso no fim do século XIX. Sob vários aspectos, o impressionismo marca o início da arte moderna.








Livros
• Impressionismo de Karin H. Grimme
• Monet de Christoph Heinrich
• Tudo sobre arte de Stephen Farthing

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