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O balanço de Jean-Honoré Fragonard |
Ao contrário da forte religiosidade barroca, a pintura desse estilo valoriza a representação de ambientes luxuosos, parques, jardins e temáticas de cunho mundano. As personagens populares perdem espaço para a representação dos membros da aristocracia.
Os artistas desse estilo trabalhavam para o mesmo tipo de patrono, porém apesar de usar temas semelhantes, rejeitavam a pompa excessiva e a grandiosidade relacionada ao barroco. Na França o
Rococó foi formado por três artistas: Jean-Antoine Watteau, François Boucher e Jean Honoré Frangonard, enquanto na Itália o movimento estava associado sobretudo aos afrescos de Giambattista Tiepolo. Na Alemanha, na Áustria e na Grã-Bretanha, o espírito rococó encontrou sua melhor expressão na arquitetura e nas artes decorativas.
Os pintores usavam vários temas recorrentes e os artistas rococó gostavam principalmente dos efeitos teatrais. Os personagens de duas obras em geral eram mostrados em alguma forma de vestimenta exagerada, ou então havia um quê de fantasia ao acontecimento.
O tema amor assumiu diversas formas, variando da visão de cada artista.
A falta de um conteúdo serio era uma das principais críticas feitas contra a arte rococó, o que era inevitável já que as obras tinham um estilo decorativo.
A escultura rococó costumava se expressar por meio de delicadas peças de porcelana usadas na decoração de interiores, e não pelo mármore. Mas o mármore também foi usado em estátuas, e obras como "A ameaça do cupido" de Elienne Maurice Falconet(1716-1791), refletem a preocupação rococó com o amor romântico e, em geral, ilícito.
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O tema amor assumiu diversas formas, variando da visão de cada artista.
A falta de um conteúdo serio era uma das principais críticas feitas contra a arte rococó, o que era inevitável já que as obras tinham um estilo decorativo.
A escultura rococó costumava se expressar por meio de delicadas peças de porcelana usadas na decoração de interiores, e não pelo mármore. Mas o mármore também foi usado em estátuas, e obras como "A ameaça do cupido" de Elienne Maurice Falconet(1716-1791), refletem a preocupação rococó com o amor romântico e, em geral, ilícito.
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A ameaça do cupido de Etienne Maurice |
- Do Rococó ao Cubismo de Wylie Sypher
- Uma Nova História da Arte de Julian Bell
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