Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Arte Grega


A arte grega refere-se à arte de todos os povos que falava grego. Teve uma forte influência na evolução da arte e da cultura no Ocidente. Os gregos produziam arte para celebrar vitórias, enfeitar templos, pessoas famosas, mortas e como oferenda aos deuses.
Mármore de Partenon

A arquitetura e escultura de monumentos egípcios influenciaram os gregos no sentido de se afastarem da arte geométrica e adotarem os estilos e temas que caracterizam sua obra.

Pode-se dividir cronologicamente a arte grega por períodos, sendo eles:

 Período micênico- final da idade do bronze, trabalho em metal, joalharia, dominam em geral cenas de caça e a representação de animais como golfinhos, cobras, pássaros, touros e principalmente felinos, onde é regra aparecerem com as patas dianteiras e traseiras esticadas, símbolo de movimento. Também são comuns elementos da flora marítima e espiral.

 Idade das trevas- houve um empobrecimento cultural, pelo menos durante os duzentos anos seguintes, as comunidades gregas preocuparam-se apenas com a sobrevivência, porém surgiram estilos cerâmicos regionais, esculturas em terracota e os primeiros templos de madeira.

Escultura de mármore - Kore
 Período arcaico- desenvolvimento cultural, político e social. Influência oriental, uso da pedra, cenas narrativas na cerâmica e esculturas em tamanho natural. Imperfeição anatômica e de proporção. Foi dominado por dois tipos de esculturas em larga escala e sem apoio: Kouro masculino, um jovem nu em pé e seu equivalente feminino, Kore, uma jovem em pé vestida. Essas esculturas revelam influências egípcias na postura, no estilo linear e nas proporções.
Escultura de mármore -  Koure


 Período clássico- ápice do naturalismo, formas idealizadas de homens e mulheres em movimentos, é nesse período que alguns artistas começam a ser reconhecidos e passam a assinar suas obras.

 Período helenístico- a civilização se espalha pelo mediterrâneo, representação de emoção, figuras com traços realistas e menos idealizados. Desenvolve-se o nu feminino, os retratos, as casas particulares e o planejamento urbano.






Fontes do dia
Livros:
- A Grécia de Henri Stierlin
- Tudo sobre arte de Stephen Farthing

Nenhum comentário:

Postar um comentário