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terça-feira, 28 de maio de 2013

Maneirismo

Esse estilo denominado maneirismo se desenvolveu em Roma entre 1520-1610, foi marcado pelas convenções mais impessoais, inflexíveis e mecânicas.  Dando menos importância à estética clássica, constituiu um afastamento radical do ideal clássico foram criados produtos uniformes e algumas das criações mais originais, singulares e arrojadas do espírito humano.
El Greco - Laocoon
O maneirismo assinalou uma revolução na historia da arte e criou padrões estilísticos inteiramente novos, pela primeira vez a arte vinha literalmente da natureza. O caminho que conduziu à reavaliação do maneirismo foi preparado pelo expressionismo moderno, pelo surrealismo e pela arte abstrata, sem eles sua arte teria permanecido inteligível, já que não conseguiam entender. Uma reavaliação do maneirismo só era possível em uma geração que experimentasse um choque como o que está associado à origem da arte moderna.
O termo "maneirismo" vem do italiano "maniera" que significa "maneira" em português, e reflete o estilo ou a maneira de um artista efetuar sua obra.
Escultura de Bartolomeo Ammanati
A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo introduz refletem-se não somente na construção em si, mas também na distribuição da luz e na decoração. 
É na pintura que o espírito maneirista se manifesta em primeiro lugar. São os pintores da segunda década do século XV que, afastados dos cânones renascentistas, criam esse novo estilo, procurando deformar uma realidade que já não os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela própria arte. 
Na escultura, o maneirismo segue o caminho traçado por Michelangelo: às formas clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade. Em resumo, repetem-se as características da arquitetura e da pintura. Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.


Livro de apoio - Maneirismo de Arnold Hauser

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