Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Renascimento

Alguns dos principais artistas

A arte no Renascimento era de fato um passaporte para a eternidade, tanto pata quem encomendasse uma determinada obra, quanto para o próprio artista.
A posição do artista sofre uma mudança, no início ele era considerado como um artesão qualquer e mesmo que se tornasse mestre após anos de aprendizado, continuava a receber ordens para entregar em dias estabelecidos e a preço baixo. A sorte destes artistas foi a fidelidade dos seus clientes. Especialmente em Florença,contribuiu para isso o fato de os florentinos possuírem uma ideia clara de beleza e se interessarem muito em adquirir belas obras. Assim, pouco a pouco começou a crescer a estima dos extraordinários artistas do Renascimento, que levou a conquistar, cada vez mais, maior prestígio social.

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato, que consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

  
   Madona Litta             A Virgem dos Rochedos

Michelangelo autor de uma das mais famosas obras do mundo artístico, feita no teto da Capela Sistina do Vaticano, o mais curioso é que ele não queria realizar o trabalho, foi contra sua vontade.
  
Virgem com o menino           O juízo final



Rafael Sanzio foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento, na Itália, é reconhecido pela suavidade e perfeição em suas obras.
Três graças

Sandro Boticelli Desenvolveu um estilo personalíssimo, caracterizado pela elegância do seu traçado e pela força expressiva de suas linhas, baseando-se na delicadeza, graça e um certo sentimentalismo
Vênus e Marte



O Nascimento de Vênus


Livros:
Leonardo a Vinci de Frank Zollner
Michel Ângelo de Gilles Néret
Florença: Tesouros do Renascimento 

Um comentário: