Pinturas rupestres de Ubirr (c.40000 a.C.) -Austrália |
Arte Rupestre
A arte começa com os
povos pré-históricos e primitivos. O termo "rupestre" vem da prática que esses
povos tinham de pintar e entalhar a rocha, empilhando depois pedras para formar
grandes desenhos no chão.
A atitude em relação à
pintura e às estátuas era em geral semelhante, pois eles não as consideravam
meras obras de arte, mas objetos que tinham alguma função definida.
Povos primitivos, não
porque sejam mais simples do que nós, os seus processos de pensar,
com frequência são por vezes mais complicados que os nossos, mas por estarem
mais próximos do estado em que, num dado momento, emergiu a humanidade. Entre
eles não há diferença entre edificar e fazer imagens, no que se refere à utilidade.
Acreditam que imagens são feitas para protegê-los contra outros poderes, que
para eles são tão reais quanto as forças da natureza. Pinturas e estátuas, em
outras palavras são usadas para realizar trabalhos de magia.
Fica complicado entender
esses estranhos começos sem penetrar na mente dos povos primitivos e descobrir
qual o gênero de experiência que os faz pensar em imagens como algo poderoso
para ser usado e não como algo bonito para se contemplar, por vezes são ainda
mais vagos a respeito do que é real e do que é imagem.
Certa ocasião quando um
artista europeu fez desenhos de animais domésticos numa aldeia africana, os
habitantes mostraram-se nervosos: “Se levar consigo o nosso gado, do que iremos
viver?”
Essas estranhas idéias
nos ajudam à compreender um pouco melhor as pinturas passadas, que chegaram
até nós. São tão antigas quanto
qualquer outro vestígio histórico existente.
Foram descobertas em
paredes de cavernas e em rochas na Espanha e no sul da França, no século XIX, os
arqueólogos a princípio não acreditaram que figuras tão animadas, naturais e
vigorosas tivessem sido feitas por homens da Era Glacial, porém, aos poucos os
apetrechos encontrados nessa região comprovaram que esses bisões, mamutes ou
renas tinham sido gravados ou pintados por homens que caçavam estes animais e,
portanto, os conheciam muito bem.
Caverna de Lascaux (c. 15000 a.C) - França |
A explicação mais
provável para essas pinturas rupestres ainda é a de que se trata das mais
antigas relíquias da crença universal no poder produzido pelas imagens, em
outras palavras, parece que os caçadores primitivos imaginavam que, se fizessem
um desenho de sua presa, e até as cutucassem com suas lanças e machados de
pedra, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao seu poder.
Fontes do dia
Livros:
- A história da arte de E.H. Gombrich
- Tudo sobre arte de Stephen Farthing.
Fontes do dia
Livros:
- A história da arte de E.H. Gombrich
- Tudo sobre arte de Stephen Farthing.
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