Translate

sábado, 18 de maio de 2013

Arte Gótica


No  período da Arte Gótica, dá se início a pintura secular e a transição da Idade Média para o Renascimento, em contraste com a alta Idade Média.
Chartres, o Genese, criacao do homem, catedrais medievais
Vitral Chartres, catedral de Notre-Dame
A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial, urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal.
 O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ".
O período desse estilo, estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500) e permaneceu predominante até o século XVI, ganhando a partir daí uma parte de saída para as novas colônias na Espanha, Portugal, parte de Inglaterra e Alemanha.
 Deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, tendo Deus como elemento supremo.
Dessa maneira percebe-se uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina
A principal expressão da arte gótica foi a arquitetura, representada pelas construções de imponentes igrejas, que levava em torno de 300 anos para ficarem prontas. Então as cidades começavam a nascer ao redor das catedrais, por conta do elevado número de trabalhadores envolvidos na obra.  Cada corporação da cidade contribuía para a construção com entusiasmo religioso.
Os vitrais que já haviam sido aperfeiçoados no período românico, começam a aparecer cada vez mais, já que as estruturas arquitetônicas estavam comportando mais janelas, de dimensões cada vez maiores. 
A lamentação, afresco de Giotto
Às vésperas do Renascimento, a pintura gótica surgiu nos séculos XII, XIV e início do século XV. Geralmente, as pinturas buscavam representar os seres com realismo procurando expressar o ideal de beleza da divindade, tratandode temas religiosos. Os principais artistas do período foram os que deram início à pintura do Renascimento: 
Giotto - os santos eram reproduzidos como seres humanos com simplicidade. A visão humanista, na qual o homem é o centro de todas as coisas, começava a surgir nas pinturas dos artistas. As obras mais importantes foram os Afrescos da Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Itália e o Retiro de São Joaquim entre os Pastores.
Jan Van Eyck - ele retratava a vida da sociedade da época, registrando as paisagens urbanas e as suas características e detalhes. As obras mais importantes são O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.



Livros: 
- Gótico de Robert Suckale/ Matthias Weniger/Manfred Wundram
- Iniciação à história da arte de H.W Janson e Anthony F. Janson
- O gótico: arquitetura, estultura, pintura
- Pintura Gótica Italiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário