Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bizâncio

Arte Bizatina

Enquanto em Roma as novas condições sociais, econômicas e religiosas conduziam o desaparecimento do estilo imperial, Constantinopla, ou Bizâncio, evoluía de modo diferente. A estética da arte bizantina evoluiu constantemente durante um período em que a civilização se apoiava no cristianismo e o Império Romano do Oriente não só se manteve intacto como sobreviveu dez séculos ao Império do Ocidente.
A situação geográfica do Império Bizantino explica um certo estilo oriental, onde desenvolveu-se a cor.
O artista bizâncio apaixona-se pelos motivos decorativos de mármore, pelos relevos muito trabalhados e pelo mosaico . Esse estilo bizantino floresceu no século VI durante o reinado de Justiniano I, que ajudou essa expansão graças as suas conquistas e seu espírito. Justiniano também foi responsável pelo início da construção da Basílica de Santa Sofia, famosa por sua enorme cúpula, exemplo na arquitetura, é considerada a maior catedral do mundo.
Basílica de Santa Sofia
Basílica de Santa Sofia
Existem sub divisões na arte bizantina, a começar pela Era do Ouro que dura da fundação da nova capital até o século XIII. Depois da destruição das imagens religiosas, conhecida como Tempo de Iconoclastia de 726 a 843  e o período médio que durou de 843 a 1261, seguido por uma época de florescimento chamada Arte Bizantina Tardia, que perdurou até a queda da Constantinopla, em 1453.
A representação realística do classicismo deu lugar a uma arte mais abstrata e decorativa, na qual foi usada cores vibrantes e simbolismo ressonante para criar uma atmosfera mística capaz de levar à aceitação do dogmas ortodoxo.
Os construtores bizantinos do século XI procuraram diferentes maneiras de adaptar a cúpula à arquitetura religiosa. Artistas desconhecidos criaram mosaicos, afrescos, pinturas, ícones e esculturas religiosas para decorar igrejas e monastérios com cenas da vida e ensinamentos de Cristo. Para eles o imperador era um representante de Deus na terra.

Parece que os bizantinos consideram a escultura como uma arte menor. A inspiração mais perfeita encontraram na técnica do mosaico, principalmente usado em igrejas como a de Santa Prudenciana em Ravena.


Fonte de hoje
Livro - Tudo sobre arte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário